segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Qualidades físicas no handebol



O handebol que consiste em qualidades físicas como força, agilidade, resistência, flexibilidade, coordenação e velocidade não cabe no universo escolar.
No universo escolar, temos a vivência do esporte handebol e não formação de atletas. Tendo somente a vivência como poderia alcançar certos objetivos como essas qualidades físicas que são adquiridas com o tempo, treino e esforço de cada um?
No universo escolar esse tipo de handebol seria impossível pois, citando como exemplo a questão de resistência aeróbica, precisaria a prática de caminhada, corrida , o uso da esteira talvez não diariamente mas regularmente. Como cada professor de educação física acompanharia cada aluno, checar se ele está ou não fazendo esse tipo de exercício? O handebol exige um trabalho complexo que é necessário tempo, dedicação do aluno, o que torna mais uma vez impossível dentro da escola, pois na escola não é como uma escola de treino de handebol, onde todos do treino visam o mesmo objetivo que é tornar-se um atleta, apenas se exercitar fisicamente ou aperfeiçoar na maneira de jogar, na escola isso é como uma outra matéria onde uma parte se interessa pelo conteúdo e a outra parte participa das aulas sem nenhuma vontade, somente participam por ser obrigatório.
Não há pensamentos em grupo onde todos almejam o mesmo.
Numa sala de aula, onde o sexo dos alunos são mistos, no geral os do sexo masculino estariam em grande vantagem pois de “natureza” possuem algumas qualidades como força, resistência e velocidade que são bem maiores do que as do sexo feminino.
No período escolar além desses pontos acima, os alunos estão passando por uma idade onde algumas meninas não querem ganhar peso, mudar seu corpo por questão de vaidade. E esse tipo de exercício complexo resultaria em corpos fortes, até mesmo musculosos dependendo do grau de intensidade dos exercícios.

Um comentário:

KAREN OLIVEIRA FARIA disse...

adorei o que vc fl no blog sobre o handebol, eu acho que deveria ser opcional entre aula teórica e a pratica! Parabéns.