segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Na final de handebol masculino do pan, a supremacia brasileira sobre os argentinos ficou evidente. O resultado do jogo foi 30 a 22 para os brasileiros.
O time brasileiro tinha o poder no jogo, mas abusou dele manchando a partida com provocações aos adversários, o que levou a uma briga no fim da partida. O jogo por ser entre dois rivais clássicos já pedia uma certa tensão, mas, ninguém esperava o que aconteceu. A confusão toda se deu quando, ao marcar o trigésimo gol, o brasileiro Léo, iniciou uma comemoração desrespeitando o time adversário e sendo completamente antiético. A torcida brasileira também ajudou a piorar o clima da partida gritando “olé” quando o time brasileiro pegava a bola, e vaiando e ofendendo o time argentino. Alguns argentinos responderam aos palavrões da torcida com gestos obscenos e jogando garrafas de água. Em resposta a torcida e o time brasileiros cantava "vou festejar o teu sofrer, o teu penar”.

Comentários de jogadores argentinos sobre o jogador brasileiro Léo "Esse garoto em particular faz sempre a mesma coisa. Sempre provoca briga" "Ele mostrou a língua para nosso banco. Adora esnobar, sempre cria problema"

Na entrega das medalhas, os visitantes foram vaiados, e quatro deles nem subiram ao pódio. Alguns choravam, outros, de braços cruzados, viam a festa brasileira, com direito a batucar no pódio antes de receber as medalhas e gritar "bicampeão", em referência, ao ouro também em Santo Domingo.
O brasileiro Gui definiu o ponto de vista de quem estava em quadra: "Handebol é esporte de contato. Quem não gosta deve procurar outro esporte. Provocação é normal, e briga em um jogo Brasil e Argentina acontece até em disputa de par ou ímpar ou dominó."

Claro que a disputa e o contato em um jogo de handebol é normal e até saudável, mas, tudo tem um limite e se esse limite é desrespeitado o esporte perde o conceito de esporte e parte para um campo de batalha, onde os adversários são vistos como inimigos e o objetivo de cada um é apenas encontrar a vitória eliminando o inimigo.

Nenhum comentário: